A ligação estresse e cabelo branco é algo construído pela cultura popular. Muitos podem consideram uma lenda, mas essa relação só foi comprovado, nesta quarta (22), em um estudo publicado, no periódico Nature.
A pesquisa foi realizada em parceria entre cientistas de Harvard e do brasileiro Thiago Mattar Cunha, professor e pesquisador da FMRP-USP.
Testes com camundongos mostraram que, quando ativado sob estresse, o sistema nervoso autônomo simpático -- responsável pela nossa reações de luta ou fuga -- também libera noradrenalina. "No bulbo capilar tem uma célula-tronco que produz melanina e que se autorrenova. Nós mostramos que a noradrenalina faz com que essa célula se diferencie e não volte ao seu estado normal, ou seja, aquela fonte de células que produzem melanina se esgota", disse Cunha, em entrevista ao VivaBem.
![]() |
Animal no início do experimento e 30 dias depois, com as manchas brancas na pelagem decorrentes do estresse. Foto: Reprodução |
Algo que a pesquisa não encontrou uma explicação foi a produção de cabelos brancos durante o envelhecimento, mas gostariam de continuar a pesquisa. "No futuro, será interessante investigar se os mecanismos que descobrimos aqui também contribuem à perda de células-tronco durante o envelhecimento, e se o estresse em si pode imitar um processo acelerado de envelhecimento", escreveram
Fonte: www.uol.com.br
0 Comentários