Com 12 milhões de habitantes, país só tem quatro respiradores

Milhares comemoraram a independência na capital Juba com a bandeira do novo país. Foto: Roberto Schmidt/AFP

Em tempos de combate a Covid-19 um equipamento médico e de extrema importância para tratar as pessoas em estado mais grave: o respirador. Entretanto, alguns países possui o número muito aquém do necessário. Com informações do jornal de Brasilia.

Segundo dados do Comitê Internacional de Resgate, o Sudão do Sul, país da África com 12 milhões de habitantes, só tem quatro respiradores e 24 leitos de UTI. O país africano, até o momento, já computou quatro casos da doença e nenhuma morte.

O Comitê alerta que outras nações podem sofrer da mesma forma que o Sudão do Sul durante a pandemia. É o caso da: Burkina Faso tem 11 respiradores para uma população de 19,7 milhões; da Venezuela possui 84 leitos de UTI para 32 milhões de habitantes; e de Serra Leoa, na África, com 7,6 milhões de habitantes e com apenas 13 respiradores.

Independente desde 2011, o Sudão do Sul se vê mergulhado em uma guerra civil iniciada em 2013 e que se alonga até hoje. Apesar de ter muitas reservas de petróleo, o país é um dos mais pobres do mundo, com altos índices de mortalidade infantil e um sistema de saúde que não atende seus cidadãos.

Postar um comentário

0 Comentários

meu player