Moradores de Brasília pintam faixa de pedestres em 3D para chamar a atenção de motoristas

Faixa de pedestre pinta em 3D na Islândia. Foto: Facebook/Vegamálun GÍH
Moradores da quadra 215 Norte, em Brasília, pintaram uma faixa de pedestres em modelo 3D para chamar a atenção de motoristas que passam pelo local. A "intervenção artística", como é chamada pela vizinhança, foi finalizada nesta terça (13). Com informações do portal G1.

No início da tarde desta quarta (14), o desenho foi apagado pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). Em nota, o órgão informou que os moradores não tinham autorização para realizar a intervenção.

"Para a implantação de faixa de pedestres é necessário estudos técnicos que avaliam, entre outros requisitos, a geometria da via, a topografia do terreno, o fluxo de veículos e de pedestres entres outros requisitos. Além disso, são considerados, por exemplo, a segurança da sinalização em condições adversas tais como: neblina, chuva e durante a noite. A sinalização segue padrão nacional e qualquer alteração deve ser solicitada aprovação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

A sinalização era desejo antigo dos moradores e, a depender do ângulo em que é vista, parece estar suspensa. A ideia é usar a ilusão de óptica como um fator a mais para obrigar o motorista reduzir a velocidade e permitir a passagem dos pedestres.

Segundo o prefeito da quadra, Rafael Dubeux, desde 2019, os moradores formalizam pedidos na Administração do Plano Piloto e no Detran-DF para a instalação de duas faixas na quadra, no entanto, sem sucesso. "Infelizmente até o momento não fomos atendidos", disse Rafael.

O órgão refuta a informação. Segundo o Departamento de Trânsito, a Administração do Plano Piloto informou que "retornou o pedido aos moradores, no mesmo dia, solicitando o cumprimento de exigências para melhor encaminhamento do pleito, o que até o momento, não foi feito pela Prefeitura da 215 Norte".

O trecho em que a faixa foi instalada é movimentado e liga a área comercial da quadra à área central, onde estão o parque infantil, um campo de futebol e a área de integração comunitária.

A pintura de faixas de pedestres em 3D já foi vista em países como China, Índia, Geórgia e Islândia. No Brasil, o modelo é adotado em cidades do Amapá, São Paulo e Acre.

A quadra onde a sinalização foi pintada, na 215 Norte, também é conhecida por outras intervenções artísticas criadas por iniciativa dos próprios moradores e também do GDF.

Fonte: g1.globo.com

Postar um comentário

0 Comentários

meu player