![]() |
Cães domésticos entendem gestos humanos, mas e os de rua? (imagem ilustrativa). Foto: Getty Images
|
A relacrelação homem-cachorro é muito antiga ente 10 e 30 mil anos quando seus ancestrais, os lobos, começaram a aprender a conviver com os humanos, mais tarde começaram a ser usados em atividades como caça e cuidado de rebanhos.
Uma interação com milênios de idade foi, logico, alvo de vários estudos e revelaram que cães entendem e reagem a gestos humanos. Entretanto muitos deles foram feitos com animais domésticos, ou seja, que possuem um dono, então fica a questão: os animais que não tem dono, que vivem nas ruas, se comportam da mesma maneira que os animais que possuem um lar?
A bióloga Anindita Bhadra, do Instituto de Educação e Pesquisa Científica de Calcutá, na Índia, vem pesquisando há anos os cães de rua para poder responder a essa pergunta.
Segundo a autora, além de serem a maior parte da população de cachorros do mundo, os cães de rua possuem vínculo complexo com os seres humanos por ser constituido de vários fatores, incluindo sociais e econômicos.
Em seu último trabalho Bhadra e seus colaboradores testaram as reações dos animais de rua a comandos de humanos desconhecidos. O teste já havia sido feito em outros estudos, mas sempre com donos de pets. Os resultados foram publicado no periódico Frontiers in Psychology.
Ao se depararem com dois recipientes de comida, os cães de rua escolheram na maioria dos casos aquele para o qual o humano apontava.
Fonte: www.bbc.com
0 Comentários