Sarcófago de 2,5 mil anos é aberto em cerimônia pública no Egito

Vídeo mostra o exato momento em que os pesquisadores abriram um dos sarcófagos. Foto: Reprodução/Twitter
Uma cerimônia para apresentar 59 sarcófagos de 2,5 mil anos descobertos no sítio arqueológico de Saqqara, no Egito , viralizou nas redes sociais neste fim de semana por mostrar inúmeras pessoas ao redor das peças sem nenhum tipo de proteção. Com informações do portal iG.

O evento ocorreu no sábado (3) e a imagem que chamou mais a atenção foi na abertura de um dos sarcófagos por especialistas sem luvas e sem nenhum tipo de proteção específica. Ao redor deles, jornalistas e convidados - incluindo crianças - também sem nenhuma proteção e filmando as cenas com seus celulares.

Além disso, muitos ironizaram o fato de fazer isso em pleno 2020, ano marcado por inúmeros fatos históricos, como a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Os sarcófagos foram localizados em agosto em Saqqara, que fica ao sul do Cairo, em uma necrópole da antiga cidade de Mênfis, considerada um patrimônio mundial da Unesco.

De acordo com especialistas, tratam-se de sacerdotes, estadistas anciãos e figuras proeminentes da sociedade que foram enterrados próximos à pirâmide de Djoser. As faixas que envolvem as múmias também preservam hieróglifos e cores bastante vivas.

Após a abertura, os sarcófagos serão levadas para o Grande Museu do Egito, que deveria ter sido inaugurado neste ano, mas teve sua abertura adiada para o ano que vem.

Veja o vídeo abaixo:


Postar um comentário

0 Comentários

meu player