Veganismo é o hábito alimentar menos sustentável, diz estudo

As dietas foram analisadas por seis universidades americanas. Foto: Gettyimages
Pesquisadores de seis universidades americanas, incluindo a Cornell University, analisaram dietas vegetarianas, veganas e a onívoras, utilizando um modelo de simulação biofísica. O intuito seria estabelecer qual dieta é mais sustentável e quais têm mais perspectivas de suprir a demanda de alimentos da população americana utilizando terras agrícolas. Com informações da revista Época.

Segundo o estudo — que considera os recursos naturais disponíveis nos Estados Unidos —, dietas com pequenas quantidades de carne e derivados e de ovos e leite, podem alimentar mais pessoas, o que as tornam mais sustentáveis ambientalmente. A razão é simples: a dieta vegana pode não aproveitar todos os recursos disponíveis, pois nem todas as pastagens comuns possuem todos os nutrientes necessários para o cultivo. Porem o consumo generalizado e regular de carne também leva a uma escassez de alimentos no futuro.

Segundo o estudo, as dietas consideradas mais sustentáveis foram a vegetariana e o lacto-vegetarianismo, que inclui derivados do leite. Para os pesquisadores, alterar nossos hábitos de consumo será decisivo para que as gerações futuras tenham alimento suficiente e uma nutrição adequada.

O resultado do estudo foi questionado pelo Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), "a única análise na qual a dieta vegana não esteve entre as com maior capacidade de sustentação foi um cenário fictício que considerou que vasta extensões de terras usadas para pastagem não poderiam ser cultivadas com produtos vegetais. Em análises mais realistas, a dieta vegana ficou na frente também neste indicador" disse a SVB.

Postar um comentário

0 Comentários

meu player