Puxar a máscara para o queixo eleva muito o risco de contágio

Puxar a máscara para o queixo eleva muito o risco de contágio. Foto: Atiger/Shutterstock

Diante da orientação para que a população use máscaras protetoras ao sair de casa, é comum ver pessoas vestindo o item nas ruas, mas muitas delas cometem um erro crucial que pode transformá-lo em foco de contágio em vez de uma proteção: o hábito de puxar o tecido para o queixo na hora de falar, comer ou até mesmo tocar o rosto. Com informações da Vix.

Apesar de parecer algo inofensivo, este é um dos muitos erros que fazem a máscara perder a eficácia, e há três motivos pelos quais isso acontece neste caso.

1° - de acordo com especialistas, não se deve tocar na máscara durante o uso. Quando isso acontece, o indicado é substituir a máscara por outra, porque tocar o tecido rompe a barreira protetora do item e deixa o usuário exposto à contaminação.

2° - apesar de ser mais útil em não deixar partículas expelidas na tosse e no espirro chegarem no ambiente, a máscara "filtra" um pouco das bactérias e vírus que estão no ar, e eles ficam na parte externa do tecido. Ao puxar a máscara, há risco de contato entre o exterior dela e o rosto, possibilitando, assim, o contágio.

3° - ao baixar a máscara, o nariz e a boca ficam descobertos, fazendo o item perder seu propósito. Se a pessoa tossir neste momento e tiver vírus no organismo, eles são liberados no ambiente, e em uma simples conversa próxima com uma pessoa infectada, pode contrair o vírus.

Fonte: www.vix.com

Postar um comentário

0 Comentários

meu player